Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Malmequer, bem me quer, MERCADO FECHADO, MERCADO ABERTO

Com data de 22 de Maio, foi afixada nos mercados municipais de Oeiras uma comunicação assinada pelo vereador do pelouro, Ricardo Barros, informando que os mesmos estariam encerrados no dia 7 de Junho, feriado municipal e nacional.
Perante esta decisão, os comerciantes informaram os seus clientes do encerramento dos mercados e, também, organizaram a sua vida de modo a não se reabastecerem.
Não menos importante, os funcionários municipais organizaram as suas vidas pessoais.
No dia de ontem, os funcionários receberam instruções por telefone para retirarem a comunicação assinada pelo vereador e afixarem um aviso de abertura assinado por um funcionário.
Desde 2009, principalmente quando a alguém contratado como jurista foi dado o lugar de coordenador da extinta DAPFS, e cujo currículo para o lugar era o de ser "assessor" jurídico do vice-presidente, que o setor mercados anda ao sabor das petições de alguns comerciantes, sem que a relação custo-benefício seja tida em conta.
E é tanto mais grave quando as juntas de freguesia se substituem ao município enquanto responsável pela gestão dos mercados, sem que haja protocolo de delegação de competências, em que os comerciantes utilizam as arrecadações e consomem gelo sem pagar as taxas, situação ilegal, pois só a Assembleia Municipal pode isentá-los do pagamento de taxas.
O Vereador Ricardo Barros em vez de ser ajudado por quem tinha a obrigação de o ajudar e aconselhar, é frequentemente mal informado pelo chefe da DHPA. Este exemplo, a juntar a exemplos semelhantes do passado, comprova a incompetência para exercer as funções de chefia de divisão.
Mérito, competência e humildade é algo que falta na gestão da divisão que se diz de higiene pública e abastecimento.


A "EXTINÇÃO" DA ÁREA FUNCIONAL DE SERVIÇOS GERAIS

Como temos vindo a referir o Município decidiu "extinguir" a categoria de Assistente Operacional da área de atividade / área funcional de "Auxiliar de Serviços Gerais" ou de "Serviços Gerais" e da área de atividade / área funcional de "Fiel de Mercados e Feiras" com a desculpa de que "as categorias acabaram, agora é tudo assistente operacional". Até os encarregados "transversais", os encarregados "horizontais", os encarregados "verticais" e os encarregados "de cócoras" alinham e alimentam esta MENTIRA!
Desde 1 de Janeiro de 2009 que há, efetivamente, novas carreiras e categorias, às quais se agregaram as áreas de atividade ou áreas funcionais detidas até 31 de Dezembro de 2008, Assim, o Cantoneiro de Limpeza, que estava integrado no Grupo do Pessoal Auxiliar, foi incorporado na nova carreira (Assistente Operacional) e na nova categoria (Assistente Operacional) com as funções que detinha ou executava - CANTONEIRO DE LIMPEZA.
O mesmo aconteceu com o Condutor de Máquinas Pesadas e Veículos Especiais, que estava integrado no Grupo do Pessoal Auxiliar, foi incorporado na nova carreira (Assistente Operacional) e na nova categoria (Assistente Operacional) com as funções que detinha ou executava - CONDUTOR DE MÁQUINAS PESADAS E VEÍCULOS ESPECIAIS.
Também o Canalizador, que estava integrado no Grupo de Pessoal Operário, foi incorporado na nova carreira (Assistente Operacional) e na nova categoria (Assistente Operacional) com as funções que detinha ou executava - CANALIZADOR.
Diz o ditado que "mais depressa se apanha um mentiroso (ou vários) que um coxo" e os avisos publicados em Diário da República, em anexo, comprovam que todo o processo de integração retaliatória e compulsiva dos trabalhadores dos mercados na limpeza urbana está suportado num rol de mentiras e vinganças!
Em Serpa abrem-se concursos para Assistente Operacional "Auxiliar de Serviços Gerais" e em Oeiras é intimado um trabalhador da DHPA - Limpeza Urbana! Se não houvesse separação nas áreas de atividade / área funcional, não se diria que o Tiago Sousa é da Limpeza Urbana.
No Município de Oeiras há mais mentirosos que coxos!





terça-feira, 5 de junho de 2012

MERCADOS MUNICIPAIS DE OEIRAS: a incompetência no seu melhor!

A luminosa ideia de integrar compulsivamente, por retaliação, os trabalhadores da categoria de Assistente Operacional da área de atividade de Auxiliar de Serviços Gerais e de Fiel de Mercados e Feiras na limpeza urbana e colocar trabalhadores da categoria de Assistente Operacional da área de atividade de Cantoneiro de Limpeza ou da Limpeza Urbana nos mercados municipais só poderia redundar no seguinte: a falta de limpeza dos mercados!
As reclamações têm sido mais que muitas, quer na elaboração de "abaixo-assinado", telefonemas ou pessoalmente, como aconteceu na tarde de 25 de Maio, em que o comerciante de pescado do mercado de Paço de Arcos, Sr. João José, foi recebido pelo Vice-Presidente da autarquia, Dr. Paulo Vistas, a quem expôs a situação degradante em que se encontra o mercado.
As promessas ou desculpas terão sido as habituais: não há pessoal, o Governo não nos deixa contratar trabalhadores, fazemos o que podemos, pedimos a vossa compreensão, enfim, as costumeiras desculpas de quem não quer assumir que esta orgânica desorganizada em que se encontra a DHPA corresponde à incompetência de quem a lidera (?), fruto do revanchismo.
No mesmo dia, 25 de Maio, comerciantes do mercado de Oeiras terão sido informados de que não há sacos para o lixo e terão sido aconselhados a comprá-los, pois a Câmara não vai tê-los tão cedo.
Produtos de limpeza também não há. Os mercados quando são lavados (?) apenas levam água. Detergentes, desinfetantes e desodorizantes há muito que desapareceram.
Até 31 de Dezembro de 2011 os mercados e respetivos trabalhadores tinham um Encarregado: agora são mais que as mães, um Encarregado de manhã, outro Encarregado à tarde e um Encarregado Transversal (?), lutando entre si para saber quem manda mais, sob o olhar incompetente da chefia de divisão.
Diz o ditado que, pior cego é aquele que não quer ver e a Câmara Municipal está cheia deles. Ou fingem que são cegos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ENCARREGADOS "TRANSVERSAIS": o que é isto?

A Comissão Sindical do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública - SINTAP OEIRAS lutou sozinha durante anos para se terminar com o compadrio nas "nomeações da treta", aqui afloradas mais do que uma vez e, por outro lado, para que os trabalhadores destacados para outras funções, por exemplo, de cantoneiro para encarregado, auferissem o vencimento correspondente.
Com a Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro procuramos terminar com estes amiguismos e através dos mecanismos "mobilidade intercategorias e intercarreiras" que os trabalhadores fossem reposicionados, ainda que transitóriamente, nos lugares que efetivamente ocupavam.
A Câmara Municipal de Oeiras NUNCA aceitou as nossas sugestões, absolutamente LEGAIS, e quando julgávamos que estes casos estavam sanados, deparamo-nos, não com cantoneiros a fazer de encarregados, mas com uma nova categoria:
ENCARREGADO TRANSVERSAL!
Consultamos a legislação e confirmamos que  não houve qualquer alteração na carreira de Assistente Operacional, que é constituída por três categorias:
Assistente Operacional, Encarregado Operacional e Encarregado Geral Operacional.
Não é só no Entroncamento que há fenómenos, em Oeiras também, são transversais!