Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Imagine

Imagine que uma Câmara Municipal abre um procedimento concursal para o preenchimento de 5 lugares no Mapa de pessoal;
Imagine que os candidatos são setenta e sete (77), entre os quais você;
Imagine que o seu nível de autoconfiança anda por baixo ou, pior ainda, tem a sensação que os lugares já têm destinatários.
No dia da realização da prova de conhecimentos você decide não comparecer, mas não está preocupado (ou preocupada) porque se há-de dar um "jeito": não entrou via concurso, outra porta se abrirá. Há algum mal nisto? Da sua parte não, a vida está difícil, mexeu os "cordelinhos", "bateu às portas" de alguém com influência e as suas preces são ouvidas! Está mal quando a entidade que abriu o concurso subverte as regras e, torneando a lei, celebra consigo um contrato de "aquisição de prestação de serviços de apoio técnico ao Gabinete da Presidência" período de 3 anos e mediante o pagamento de 61.200,00 EUR!
O Presidente do Júri assina a Lista de Ordenação Final no dia 25 de Junho de 2010, já você estava farto (ou farta) de saber que tinha sido excluído (ou excluída) e assina o contrato de "prestação de serviços" no dia 21 de Junho de 2010,  4 dias antes da publicação da classificação final!
E os restantes 71 candidatos não tiveram a mesma benesse?
O que é que você, candidato (candidata), tem que os outros (ou outras) excluídos (ou excluídas) não têm?
Os excluídos (ou excluídas) exclamam: "E eu, pá?"
Imagine que os 71 marginalizados ou "desencunhados" se manifestam em frente à Câmara Municipal, gritando: "E nós, pá? E nós, pá? E nós, pá?
 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Câmara Municipal contrata apoio administrativo para vereador sem pelouros

O portal dos contratos públicos é um manancial de informação sobre o amiguismo e o compadrio que imperam na administração pública central, regional e local. Cada vez que pretendemos dar uma 'vista de olhos' somos surpreendidos com novas contratações, umas mais milionárias que outras, umas mais mediáticas que outras. Poderemos mesmo afirmar, utilizando a gíria popular, que 'cada tiro, cada melro' ou, então, 'cada cavadela, cada minhoca'.
Clicando no título deste post "Câmara Municipal contrata apoio administrativo para vereador sem pelouros" o leitor será reencaminhado para o portal dos contratos públicos e verá que o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras decidiu atribuir "apoio administrativo" ao Vereador Carlos Oliveira, do Partido Socialista, contratando António Jorge Teixeira Pinto Fernandes no montante de 35.121,00 EUR, pelo período de 1095 dias (3 anos).
O apoio à vereação PSD é prestado por 2 funcionários municipais e um 3.º oriundo dos SMAS de Oeiras, a vereação CDU é apoiada por uma funcionária municipal, o PS também tem uma funcionária municipal de apoio administrativo (fomos informados de que já foi substituída), até há bem pouco tempo João Carlos Macedo Viegas estava destacado no Gabinete da Vereação PS (antes de se transferir milionariamente para o gabinete do Vereador da Habitação), pelo que não se compreende a contratação em regime de avença de uma pessoa singular para "apoio administrativo ao Gabinete do Sr. Vereador Carlos Oliveira", que não tem pelouros!
Outro dado a reter nas últimas contratações é que as mesmas se prolongam para lá da validade do corrente mandato autárquico, condicionando a futura administração municipal através da transmissão de despesismo.