Cremos que já deu para entender que o importante é complicar. Vamos agora fazer um outro exercício sobre o encaminhamento que é dado aos emails ou telefonemas dos munícipes sobre assuntos relacionados, por exemplo, com a recolha de lixos ou limpeza de uma rua.
1.º Passo: o e-mail entra no servidor geral da CMO;
2.º Passo: do servidor segue para o endereço electrónico do DAE;
3.º Passo: do e-mail do DAE segue para o e-mail do apoio administrativo da DSU;
4.º Passo: o apoio administrativo reencaminha para o Chefe de Divisão;
5.º Passo: o Chefe de Divisão endossa-o para o Gestor de Zona;
6.º Passo: o Gestor de Zona reencaminha para o e-mail do Encarregado de Zona;
7.º Passo: o Encarregado de Zona telefona para o encarregado da Secção de Limpeza Urbana para este proceder em conformidade, actuando.
ISTO é Gestão?
Quantos passos poderiam ser eliminados, obtendo-se mais celeridade, se existisse uma ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL?
Estes procedimentos geram desconforto e desmotivação nos trabalhadores. Se falhar algum dos elementos desta cadeia, a actuação do serviço pode tornar-se ineficaz, sobretudo se ocorrer na altura em que os trabalhadores estejam prestes a acabar o turno.
Quo vadis, DSU?
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